Assunto:
Prezado Senhor Luiz Fernando Pezão, Senhor Carlos Roberto Osório, Senhor Vicente Loureiro, Senhor Carlos José Cunha, Senhor Luiz Souza
Vimos através deste solicitar à V.Sa. uma audiência para tratativas sobre a integração dos trens metropolitanos e novos projetos. Com a nossa participação popular entregamos no dia 29 de novembro de 2014, quando da realização do 3@ Forum Rio, na Diocese de Nova Iguaçu, com cerca de 600 lideranças sociais, ao Sr. Luiz Fernando Pezão, representado naquele momento pelo Sr. Vicente Loureiro, Subsecretário Estadual de Urbanismo do Rio de Janeiro, a Agenda Rio 2017, onde consta demandas históricas da Região Metropolitana, como a integração dos trens metropolitanos e a implantação do modal veiculo leve sobre trilho - vlt nos ramais da bitola estreita. Bem como, o andamento das licitações das 18 composições de veiculos leves sobre trilhos - vlts, aprovadas pelo Governador Luiz Fernando Pezão para circulação nos Ramais da Bitola Estreita, no segundo semestre de 2014. Outrossim, a liberação dos veiculos leves sobre tirlhos - vlts negociados com a Prefeitura de Macaé, RJ, para implantação imediata nos nos Ramais de Saracuruna - Vila Inhomirim; Saracuruna - Magé - Guapimirim, em janeiro de 2015. Essa implantação do modal vlt nos Ramais acima citados sendo muito aguardada pela população da Baixada Fluminense, que é tao sofrida e mal servida de transporte de massa de qualidade. A Presidência e Diretoria da Supervia/Odebrecht já apresentou um relatório em dezembro de 2014, do crescimento da demanda pelo uso do transporte ferroviário na Regiaão Metropolitana do Rio de Janeiro, o maior aumento é no Ramal de Saracuruna, que cresceu 20% de 2013 a 2014, e que poderá crescer mais, a demanda ainda está reprimida, precisando de fidelidade, segurança e informação correta.
Acreditamos ser inovador nesses trinta anos de luta popular (1985/2015) uma Audiência com a participação integrada dos entes envolvidos, tais como: Secretaria Estadual de Transportes do RJ, Presidencia Camara Metropolitana do Rio de Janeiro, Empresa Central Logistica de Ferrovia do RJ, Concessionária Supervia/Odebrecht e a Sociedade Civil Organizada - Coordenação do Movimento do Projeto Central - Pela Revitalização dos Ramais Ferroviários da Bitola Estreita e Elétrico da Baixada Fluminense (1985).
Estamos aguardando a confirmação dessa importante Audiéncia, para que possamos avançar na melhoria do sistema ferroviário metropolitano, bem como, no Interior do nosso Estado do Rio de Janeiro.
O transporte de massa é trem,vlt e preservação.
Cordialmente,
Luiz Mário Macaco (Guapimirim nos Trilhos), Jorge Gonzaga Azulâo (Astraterj), Valmir Lemos Indio (Stefzcb), Júlio César Cirillo (Comtrem-Saracuruna), José Rosário (Comamea-Magé), Sérgio Abbade (Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias), Nélio Valadão (Acvi- Itaborai), Henrique Silveira (Casa Fluminense), Sarnei Silva (Fed. Municipal das Associações dos Moradores de Japeri), Conceição Rodrigues (Projeto Barrinha), Frei Evaristo Spengler (Comtrem-Imbariê)
Membros da Coordenação do Movimento do Projeto Central - Pela Revitalização dos Ramais Ferroviários da Bitola Estreita e Elétrico da Baixada Fluminense - 1985/2015
Tels. 9 7405 2219 -- 9 9131 0742 -- 9 9913 4013 -- 9 8466 3518 CENTRAL (1985)
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